TIAGO, O MENOR - A Igreja Católica tem sido insistente em ensinar que o autor da
Epístola que leva o nome de "Tiago" é o Tiago filho de Alfeu e,
segundo ela, esse Tiago era primo de Jesus. Não é verdade e os teólogos
católicos sabem disto. Afirmam que era primo porque querem sustentar o falso
dogma da eterna virgindade de Maria.
Foram 3 os Tiagos que apareceram no texto sagrado:
02) Tiago, filho de Alfeu, do qual não temos muita informação - Mt 10:3
, At 1:13
, mas que, provavelmente tenha sido
irmão de Mateus, já que em Marcos 2.14 Mateus, que também era chamado de Levi,
era filho de Alfeu; e


Jesus teve 04 irmãos e algumas irmãs. Dentre eles havia um chamado Tiago
e que foi apelidado de "Tiago, o menor" - compare Mt 13:55
, com Mt 27:56
. Este era chamado de "o
menor" por ser mais novo que o outro Tiago, o filho de Zebedeu e
irmão de João. Este, sim, era primo de Jesus, uma vez que Salomé, sua mãe, era
irmã de Maria, mãe de Jesus - Compare Jo 19:25
, com Mc 15:40
.




O que sabemos sobre o Tiago, irmão de
Jesus:
TIAGO, IRMÃO DE JESUS - Existem várias referências bíblicas que afirmam que Jesus teve um
irmão carnal chamado Tiago. Leia as seguintes: Mt 13:55
; Mc 6:3
; Gl 1:19
.



Existem outros textos bíblicos que distinguem os irmãos de Jesus dos
discípulos - Jo 2:12 ; Jo 7:5
; At 1:14 . 


Eusébio de Cesaréia, que viveu entre 265 e 339 d. C. e que foi
considerado o Pai da História da Igreja Primitiva, faz referência a ele
como "Tiago, o Justo, irmão de Jesus,
o chefe da igreja cristã primitiva em Jerusalém". Em Atos dos Apóstolos Tiago aparece como sendo um dos principais líderes
da Igreja em Jerusalém - At 15:13
. Paulo reconhece essa liderança de
Tiago - Gl 2:9
. Nesta época o Tiago, filho de Zebedeu
já havia morrido.


Flávio Josefo em sua obra "Antiguidades
Judaicas", narra que um certo Tiago tomou para si o encargo de
dirigir a Igreja de Jerusalém após a partida de Pedro e que
participou ativamente do primeiro Concílio da Igreja (confirmando Atos 15), que
tratava da questão da circuncisão e da pregação do Evangelho para os
gentios, evento este que teria ocorrido por volta de 54 d.C.. De fato, tal
tradição é reconhecida e confirmada por Eusébio de Cesaréia, que narra ter sido
este apóstolo o líder da comunidade cristã daquele local por cerca de
dezoito anos .
No seu Livro Vigésimo, capítulo 8, Flávio Josefo fala do evento da morte
de Tiago com as seguintes palavras:"Anano,
grão-sacrificador(Sumo-sacerdote)... aproveitou o tempo da morte de Festo, e
Albino ainda não tinha chegado, para reunir um conselho, diante do qual fez
comparecer Tiago, irmão de Jesus, chamado Cristo..."
Temos, portanto, referências bíblicas e referências históricas que
confirmam que Tiago era, irmão de sangue, de Jesus Cristo.
Bem, a Igreja Católica ensina que na tradução para o Português
utilizaram a palavra "irmão" em substituição à palavra
"primo". É outra mentira que temos como refutar tranquilamente.
No site www.cacp.org.br/catolicismo/ encotramos o seguinte comentário sobre este assunto: "Em Mt 12:47
, na Bíblia católica, versão dos
“Monges Maredsous”, o tradutor teceu o seguinte comentário sobre os “irmãos” de
Jesus no rodapé da página: “Irmãos: na língua hebraica esta palavra pode
significar também ‘parentes próximos’ ou ‘primos’, como neste caso. Exemplo:
Abraão, tio de Lot, chama-o com a designação de irmão - Gn 11:27
; Gn 13:8
.”
Outro estudioso católico afirma: “Assim sendo, é possível que por detrás dos ‘irmãos’ e ‘irmãs’ de Jesus estejam seus ‘primos’ ou ‘parentes’.
Refutação bíblica: Não existe um só caso na Bíblia, e principalmente no Novo Testamento, em que a palavra grega adelphós (irmão) é traduzida por primo ou parente.



Outro estudioso católico afirma: “Assim sendo, é possível que por detrás dos ‘irmãos’ e ‘irmãs’ de Jesus estejam seus ‘primos’ ou ‘parentes’.
Refutação bíblica: Não existe um só caso na Bíblia, e principalmente no Novo Testamento, em que a palavra grega adelphós (irmão) é traduzida por primo ou parente.
Como já falamos, e isso é interessante, o apóstolo Paulo sabia
perfeitamente usar a palavra correta para primo (anepsiós) e parente (sungenes) em suas epístolas.
Não havia motivo de confusão! “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão,
e Marcos, o sobrinho de Barnabé...” - Cl 4:10
. - “Saudai a Herodião, meu
parente” - Rm 16:11
.


O escritor do site acima citado ainda nos lembra outro detalhe
importante: "Outro fator que corrobora com a interpretação acima é o fato
de Lucas ter usado a expressão grega prototokos, que significa
“Primogênito”, em relação ao nascimento de Cristo: “e teve a seu filho primogênito...”
- Lc 2:7
.
Se Lucas quisesse dizer que Jesus foi o único filho de Maria, teria usado, de modo inequívoco, a expressãomonogenes (unigênito, em português) que significa “[filho] único gerado”, como acontece em Jo 3:16
. Mas não, ele usou, de modo consciente,
o termo certo: “primogênito”, indicando que Jesus foi apenas o “primeiro” filho
de Maria, e não o “único”.
Se Jesus tivesse sido o único filho de Maria, os evangelistas mostrariam isso, de modo explícito, em seus escritos. Mas não é isso que constatamos no Novo Testamento.

Se Lucas quisesse dizer que Jesus foi o único filho de Maria, teria usado, de modo inequívoco, a expressãomonogenes (unigênito, em português) que significa “[filho] único gerado”, como acontece em Jo 3:16

Se Jesus tivesse sido o único filho de Maria, os evangelistas mostrariam isso, de modo explícito, em seus escritos. Mas não é isso que constatamos no Novo Testamento.
Portanto, Tiago o autor da "Epístola de Tiago" é o irmão de
Jesus. Ou seja, Maria não permaneceu virgem, como os católicos querem nos
empurrar goela a baixo. Ela teve a Jesus e a mais 4 filhos.
Em Cristo, Ev. sandoval
Juliano
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