Nota informativa

Nota Informativa:

Desejo salientar a todos que acompanham o blog do programa cristocêntrico, que nem todas as matérias deste blog não diz respeito a filosofia ou doutrina da direção do programa cristocêntrico ou da Assembléia de Deus de Caaporã.

A direção.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

História da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Caaporã

História da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Caaporã

Era 1943, quando o saudoso Pastor Luiz Silvário de Lira, junto com os amados irmãos de Cupissura entre eles o Diácono Nozinho, vinham “a pé” trazendo a preciosa palavra de Deus aos povos das regiões vizinhas, chegando também a caaporã.

Plantando eles a palavra o Senhor Jesus Cristo, encarregava-se em salvar algumas daquelas almas. Ali então estava nascendo a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em caaporã, porém, continuava ligada a Cupissura. 

Com alguns pontos de pregações, entre eles uma casa reforma na Rua Presidente João Pessoa, antes era de taipa coberta de palhas, e os cultos eram feitos à luz de candeeiro. Pois caaporã era um lugar de difíceis condições financeiras, mesmo assim os irmãos unidos e com humildade faziam a obra de Deus.

Cumpri-se em 1949 o tempo determinado por Deus, do Pastor Luiz Silvário de Lira em Cupissura. 

E o Senhor envia para o seu lugar o Pastor José Pedro, neste mesmo ano (1949).

E de igual modo o Pastor José Pedro pastoreava as ovelhas que já existiam e também com os irmãos saiam a ganhar almas para o Senhor. E o Senhor Jesus continuava salvando, curando e batizando.

E o batismo nas águas, eram feitos nos rios da região.

Cumpri-se também o tempo do Pastor José Pedro em Cupissura, e o Senhor envia a outras ovelhas, em 1958.

E em Caapora, grande é o número de membros e congregados tornando-se necessário um Pastor para tantas ovelhas. É enviado por Deus o Pastor Júlio Clemente em 1958.

Cupissura deixa de ser mãe de Caaporã. Esta por sua vez torna-se independente para fazer a obra do Senhor.

E o Pastor Júlio Clemente com irmãos continuava plantando a “Boa Semente” da palavra aos perdidos e o Senhor fazendo germinar nos corações.

Com muita dedicação determina o seu ministério em Caaporã, em 1967.

Neste mesmo ano chega outro homem de Deus para Caaporã, é o Pastor João Domingos.

Caaporã ainda continuava um lugar de difíceis condições financeiras, e os cultos eram feitos em outros pontos de pregação, casas também de taipa (hoje, casa na Rua Salomão Veloso) e (casa próxima ao Templo Sede). E também na casa do porteiro, o irmão Galdino, que hoje trabalha na congregação Novo Alvorecer na mesma função de porteiro.

E Deus determina o seu tempo de Pastor em Caapora, e o leva para outra região.

É 1969, e Deus manda para Caapora mais um Homem zeloso pela obra do Senhor, é o pastor Sebastião Pedro. Que junto com os irmãos iam ao campo a plantar a Boa Semente. E o Senhor fazia multiplicar as ovelhas de modo que já era necessário construir um lugar mais espaçoso para aglomerar tantas pessoas. Pois, ainda maior era o número de membros e congregados.

E o Pastor Sebastião Pedro com os irmãos iam após o término dos cultos a buscar pedras na cabeça para a construção do novo templo. Nasce então o novo ponto de pregação da palavra de Deus em Caapora, hoje é o templo Sede situada na Rua Clemente Ferreira n° 402.

E o Senhor o envia a outros pastos em 1973.

Chegando a Caapora neste ano também, o Pastor Manoel Targino. Pastor que com o seu cajado pastoreava bem as ovelhas e buscava também as outras para o Senhor.

E o reino de Deus em contínuo crescimento, mas o batismo em águas continuava sendo nos rios.

Cumprindo-se também o seu ministério de Pastor em Caaporã e Deus o manda a outro rebanho.

É 1977, e Deus para Caaporã mais um obreiro zeloso e dedicado na obra do Senhor, é o Pastor Severino Joaquim Crispim, que dar continuidade ao crescimento do Reino de Deus.

E a cidade de Caaporã começa a crescer.

E o Senhor coloca no coração do seu servo construir outro templo para sua adoração. E o Pastor compra uma casa pequena de taipa e a cobre com telhas, na rua Elias Batista, em 1979 (é a congregação Fonte Viva). E ali o nome do Senhor começa também a ser “Louvado e Engrandecido”.

Em 1981 o Pastor Severino Joaquim Crispim cumpre o seu ministério em Caaporã e vai para outro lugar determinado por Deus. 

Chega, também em 1981, o Pastor José Nicársio pastor também valente para a obra de Deus, pois aumenta o número de membros e também a responsabilidade para ministrar.  

E o Senhor Jesus como sempre, salvando, curando e batizando as almas.

É 1985 e termina também o ministério do Pastor José Nicársio em Caaporã e Deus o leva a outra região.

E é enviado por Deus o Pastor Cosmo Marques para Caaporã. Homem de Deus também zeloso pela obra, que conduzia sabiamente as ovelhas pelo caminho ao seu Senhor.
E Deus fazia crescer as sementes lançadas na terra pelo Pastor.

E em 1989 o Senhor o envia a outras ovelhas.

Vindo então novamente o Pastor Severino Joaquim Crispim.

Caaporã já era bastante desenvolvida em relação à época passada, e havia muitos moradores na cidade. E neste novo tempo de trabalho do Pastor Crispim, o Senhor Jesus coloca também no coração do seu servo mais construções de outras congregações para sua adoração, em vários bairros da cidade. E também, reforma no Templo Sede, na Casa Pastoral, no tanque de batismo e reforma na congregação Fonte Viva.   

Estas foram às congregações construídas:
·         Rosa de Saron no bairro Cinco Bocas;
·         Tabu que está na Fazenda Tabu;
·         Bem Aventurada no bairro do Mutirão;
·         Novo Alvorecer no bairro do Piquete;
·         Canaã que está na Divisa (PB e PE);
·         Manancial no bairro Mangabeira; (Esta iniciou com o Pastor Crispim e concluída com o Pastor Paulino).
Dando um total de seis congregações construídas e também mais três pontos de pregação da palavra de Deus.

- Nova Aurora em Boqueirão na fazenda Tabu, porém não mais existe.

- Nova Redenção no Bairro Nova Caaporã, esta também não existe mais.

- Brejo de Lima está ainda existe funcionando normalmente.

Pastor Crispim, este era mais um homem de Deus zeloso pela obra que nos deixou um grande exemplo no que fez para Deus. E em 2001, o Senhor Jesus o recolhe para o seu celeiro, pois o fruto já estava maduro.

E o Senhor envia para Caaporã o Pastor José Paulino de Brito. Pastoreando com dedicação as ovelhas, o Senhor dava continuidade ao crescimento do seu reino.

Cumprindo-se também o seu tempo de trabalho em Caaporã no ano de 2003, ele é enviado por Deus a pastorear outras ovelhas.

E o Senhor manda o Pastor José Andrade Limeira para Caaporã. E de igual modo trabalhou para o Senhor com muita dedicação na obra.

E o Senhor Jesus como sempre, salvando, curando e batizando.

E o Pastor Limeira é também enviado por Deus a outros pastos, em 2004.

E mais uma vez, Deus nos envia mais um pastor zeloso e dedicado na obra.
É o Pastor Antônio Ferreira da Silva, que sabe como pastorear bem as ovelhas, nos dando também muitos exemplos no que faz para o Senhor.
Agora é 2005 e cresce mais e mais o rebanho do Senhor em Caaporã. Chegando mais uma vez a reforma na Congregação Fonte Viva. E o Pastor Antônio Ferreira está concluindo está reforma. E também construindo uma nova congregação em Capim de cheiro de baixo, está também pertencia a Cupissura passando para Caaporã. Neste tempo de trabalho o Pastor Antônio Ferreira constrói a congregação nova redenção no bairro nova Caaporã, incluindo também reformas em algumas congregações.

 E prossegue plantando a preciosa palavra de Deus.   

 Cumpri-se também o tempo do Pastor Antônio Ferreira em Caaporã, e o Senhor envia a outras ovelhas, em 2008

E no mesmo ano chega a Caaporã o Pastor Manoel Pedro da Silva.


Tirada do Site: Da Assembleia de Deus de Caaporã-PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário